quinta-feira, 14 de outubro de 2010

Canções de amor

Canções de amor

A minha ideia inicial era fazer uma lista de top five melhores musicas de historia de amor. Mas ai veio a pergunta: melhor do ponto de vista de quem? Meu, obvio. E a quem interessa esse ponto de vista? Somente a mim. E fui eu desmotivada a bolar uma lista.

Surgiram outros empecilhos metodologicos: voce ja ouviu todas as musicas de amor do mundo, Lety? [ainda] Nao. Voce se lembra de todas as musicas de amor que ja ouviu na vida? Nao, a Lety nao lembra.

Ponho aqui essas qurestoes para me justificar caso tenha favorecido uma musica que voce leit@r acha que eu poderia ter escolhido outra. E tambem justificar o meu texto ralinho em um assunto que da tanto pano para manga.

Hello- Lionel Richie

Essa cancao tem sido a preferida na minha mente por esses dias. Sua base eh um piano melancolico que soh serve para dramatizar a letra de um amor platonico. Mais que isso, a letra eh uma declaracao de amor platonico. E quem nao teve um amor platonico? Assim como o eu lirico da musico, conheco varias pessoas (essa que vos fala inclusive) que ja beijaram os labios da pessoa amada mais de mil vezes em pensamento, que vive pensando no que a pessoa esta fazendo, onde ela esta, se esta sozinho, se sentindo solitario (na verdade sempre eh o meu maior desejo) ou se esta sendo amado por alguem.

Em nenhum momento o eu lirico da musica fala que a pessoa amada TEM que ficar com ela, mas sim vai argumentando de como elas foram feitas uma para outra. E ainda, o eu lirico pede uma pista de como eh que se faz para se conseguir o amor da pessoa amada. Nota 10 em romantismo e idealismo, 0 para o mundo real, pois uma revelecao tao stalker assusta qualquer pretendente.

Blowers Daughter – Damien Rice

A letra dessa musica nao eh la essas coisas, mas essa musica constaria em qualquer lista minha. O significado dessa musica ultrapassou o status de trilha sonora de Closer para mim, ela eh a delimitadora do declinio de um romance meu. E como eh o nome do ponto em que se comeca o declinio? Apogeu. Pois eh, uma musica que marcou o apogeu de uma relacao especial estara em qualquer lista minha. Destaque para os agudos tristes de Damien Rice.

Just the way you are – Billy Joel.

Musica feita para mulheres, sem duvida. O autor da musica pegou no ponto mais certeiro da sociedade ocidental judaico-crista contemporanea: a busca pela perfeicao fisica segundo os padroes estabelecidos pela sociedade. As mulheres sao as que mais sofrem com isso. Desafia voce leit@r a dizer sinceramente se nao conhece pelo menos uma mulher no seu cotidiano que nao sofre com dietas, com a forma do seu cabelo, com a sua pele, entre outros. Ai vira o caboclo e te diz: voce nao precisa mudar nada, eu te amo do jeito que voce eh. Romantismo nota 10, realidade nota 2, pois ninguem eh perfeito.

Eu te amo – Chico Buarque

Chico Buarque, seu maroto! Pegou o maior numero de imagens possiveis da lingua portuguesa e colocou metrica e rima. As imagens sao todas remetendos a uma pessoa confusa, desnorteada. A melhor musica do universo para voce pedir para alguem voltar para voce. Mas atencao ao fazer uso dessa musica: nem sempre voltar com a pessoa que voce ama (que eh o caso da musica, o termino de uma relacao recente em que o eu lirico ainda ama o interlocutor) vai ser o melhor para sua vida. Romantismo nota 10, subserviencia nota 10.

Eh claro, lembrem-se que na maioria das musicas o amor eh algo que acontece na CNTP, dificilmente vai acontecer na sua vida de modo igual.

Um comentário:

Comenta ae!